Vereadores recebem representantes de bares, restaurantes e lanchonetes
Vereadores se reúnem com representantes de bares, restaurantes e lanchonetes
Publicado em 05/02/2021 15:10 - Atualizado em 05/02/2021 17:06
Atendendo a uma solicitação de alguns representantes de bares, restaurantes e lanchonetes os vereadores da Câmara Municipal de Barão de Cocais se reuniram na tarde da última quarta-feira (3), com o objetivo de ouvir as demandas dos comerciantes sobre os impactos do fechamento de alguns estabelecimentos devido à pandemia da Covid-19.
Dentre os problemas levantados, questões relacionadas às dificuldades financeiras e a incompatibilidade de concorrência com outros tipos de comércio como os supermercados, por exemplo, foram debatidas pelos comerciantes e vereadores.
De acordo com a comerciante Débora Grasiela, o dano causado pelo fechamento é grande, além disso, a medida prejudica o orçamento mensal dos proprietários e de suas famílias. A microempreendedora também destaca a importância de ser ouvida pelos parlamentares “a gente precisa de mais vozes e com essa iniciativa dos vereadores já é meio caminho andado, para ajudar os nossos comerciantes a levarem as vozes para aqueles que podem tomar atitudes”, reforça.
O vereador Paulo Henrique Ferreira “Paulinho da ONG” afirma que solicitou a reunião junto aos demais parlamentares, pois é preciso planejar a abertura parcial dos pequenos comércios, seguindo horários e normas de segurança. “É difícil para as famílias ficarem com as portas fechadas, sabemos que a pandemia está em um momento crítico, mas é preciso dialogar.” Segundo o parlamentar, os vereadores também pretendem atuar na fiscalização após a reabertura.
Para o vereador Flávio José Gomes “Figueiredo” é importante a Câmara ter esse diálogo com os comerciantes, pois todos estão em busca do mesmo objetivo. “Vamos tentar viabilizar pelo menos a reabertura dos comércios pequenos, porque as pessoas dependem disso para sobreviver”, pontua.
Já o parlamentar Washington de Freitas “Dr. Washington” destaca que a escuta “é de suma importância, pois só por meio do diálogo e ouvindo todos os atores do município é que iremos chegar em um consenso, no sentido de que possamos manter os cuidados relacionados à pandemia da Covid-19 buscando não prejudicar os pequenos comerciantes”.
Ao final da reunião os vereadores decidiram formalizar um relatório a ser encaminhado à comissão de saúde e ao poder executivo, com as possíveis indicações para reabertura gradual e parcial do comércio, seguindo os protocolos de segurança.
Também participaram da reunião o presidente da Câmara, João Lima e os vereadores Adriano Santos, Fabrício Corrêa “Fabrício Preto”, e Rafael Tcheba.
por Assessoria de Comunicação