Saúde: Diagnóstico Situacional Preliminar do Hospital e da UPA é apresentado na Câmara
Além do secretário de Saúde, os vereadores e vereadoras também receberam a equipe da empresa ASCOMCER, responsável pela gestão das unidades hospitalares atualmente
Publicado em 06/02/2025 17:58
A saúde de Barão de Cocais é um tema debatido frequentemente na Câmara Municipal. Preocupada com o bem estar da população, a Legislatura 2025-2028, promoveu uma reunião com o objetivo de compreender o estado atual das unidades de saúde, do município e os desafios enfrentados pela nova gestão, após a transição administrativa.
Durante a reunião, realizada na tarde da última quarta-feira (6), o presidente da Câmara, Tico, o vice-presidente Paulinho da Ong, a secretária Grazi da Papelaria e os vereadores Adriano Santos, Digó, Dr. Azenclever, Jader - Zé Gotinha, Rosilene Costa e Sérgio Pena acompanharam a apresentação do Diagnóstico Situacional Preliminar, responsável por documentar uma primeira avaliação interna, com foco nas desconformidades encontradas, além de estabelecer as novas estratégias de melhoria.
De acordo com o relatório apresentado, a estrutura predial do Hospital Municipal Waldemar das Dores e da UPA está deteriorada, com sinais de falta de manutenção e abandono, além disso, as paredes estão com infiltrações e algumas janelas sem tela de mosqueteiro. Equipamentos sem manutenção, oxidados e danificados, ausência de documentos, estoque insuficiente e a falta de padronização dos medicamentos, espaços interditados, também são algumas das precariedades citadas no documento.
Após a apresentação, os vereadores e vereadoras destacaram que a reunião foi um momento importante de alinhamento, para dialogar sobre o planejamento da ASCOMCER em relação às unidades hospitalares. Segundo os parlamentares, as discussões podem minimizar as crises de saúde enfrentadas pelo município, além de possibilitarem a troca de informações entre os atores realmente envolvidos na gestão.
Preocupações relacionadas à dengue, insumos, pisos salariais, terceirizações, bens e insumos já adquiridos pela nova gestão, também foram inquietações apresentadas pelos representantes do Poder Legislativo.
De acordo com o secretário de Saúde, Edson Santos, a saúde de Barão de Cocais está sendo mantida integralmente pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba(ICISMEP).No entanto, a gestão do hospital foi assumida pela ASCOMCER, nesta semana, e todos os pontos estão sendo avaliados, para que os serviços avancem e sejam normalizados.
Para a gestão da ASCOMCER, o principal desafio enfrentado pela empresa será a reforma estrutural dos prédios, aquisição e manutenção de equipamentos, o alinhamento com fornecedores, para concluir a transição, e estabelecer um ambiente seguro para os colaboradores, visando atender a população cocaiense com qualidade.
Segundo o relatório apresentado: para a prestação de serviços propostos pelas unidades analisadas se faz necessário as seguintes ações:
- Manutenção predial imediata;
- Avaliação com manutenção corretiva e preventiva de equipamentos existentes;
- Aquisição de equipamentos necessários à demanda dos setores;
- Abastecimento de insumos indispensáveis: materiais e medicamentos, materiais de laboratório, reagentes laboratoriais, enxoval, materiais de processamento de roupas, materiais de higienização e limpeza e outros necessários ao funcionamento das unidades;
- Manutenção e reparo da mobília;
- Aquisição de mobília necessária ao funcionamento das unidades;
- Realização de vistoria técnica em todas as unidades funcionais
por Assessoria de Comunicação