Saúde: dados do último quadrimestre de 2024 são apresentados em Audiência Pública, na Câmara
Vereadores e vereadoras, da Legislatura 2025-2028, participaram da primeira Audiência Pública de prestação de contas da Saúde e fizeram diversos questionamentos
Publicado em 25/02/2025 16:04 - Atualizado em 25/02/2025 16:17
As Audiências Públicas para a prestação de contas da Saúde são estabelecidas por lei e acontecem ao final de cada quadrimestre. Durante a Audiência, os dados referentes aos atendimentos, gastos e investimentos são apresentados separadamente de acordo com cada setor.
Realizada na tarde da última segunda-feira (24), no Plenário da Câmara, a Audiência Pública reuniu o presidente, Tico, o vice-presidente Paulinho da Ong, a secretária Grazi da Papelaria e os vereadores Adriano Santos, Dr. Azenclever, Jader – Zé Gotinha, Mário Silveira e Rosilene Costa que, além de acompanhar as apresentações, puderam dialogar com a equipe.
Por meio da apresentação, os parlamentares discutiram sobre o não cumprimento da responsabilidade fiscal, pois os pagamentos referentes ao mês de outubro de 2024 estão sendo realizados em fevereiro de 2025.
Além disso, vereadores e vereadoras questionaram sobre o transporte dos pacientes; as visitas domiciliares, com base nas reclamações sobre a demora, relatadas pelas pessoas acamadas; a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e a quantidade de consultas realizadas diariamente nas UBS's.
Zoonoses e senso animal; análise da água de Barão de Cocais; vacina da dengue e monitoramento das residências do município; medicamentos de alto custo e a falta de insulina, por exemplo, também foram pontos destacados pelos representantes do Poder Legislativo. Em relação à saúde bucal, os parlamentares questionaram sobre o retorno da carreta odontológica e o acompanhamento dos estudantes cocaienses.
Vereadores e vereadoras solicitaram que os acessos à Ouvidoria da Prefeitura sejam mais bem divulgados, pois a população procura os parlamentares e informam que não sabem onde registrar problemas, como a desmarcação de consultas em cima da hora. A destinação e o uso das verbas provenientes das Emendas Parlamentares para o CAPS e os atendimentos psiquiátricos, também foram debatidos na Audiência Pública.
Ao estabelecer um diálogo com a Secretaria de Saúde e reafirmar que sempre estão dispostos a ouvir a população cocaiense, os parlamentares destacaram a preocupação com os modelos de contratação e como eles prejudicam os funcionários, quando há a troca das empresas que gerem as unidades de saúde.
O secretário de Saúde, Edson Adão dos Santos, afirmou que participaria de uma reunião com Ministério Público, para rever o modelo de contratação e buscar soluções que garantam a segurança dos profissionais da saúde de Barão de Cocais.
por Assessoria de Comunicação