Projeto de asfaltamento da rua Desembargador Moreira dos Santos é apresentado em reunião
A proposta precisa ser aprovada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) para que as alterações na via aconteçam
Publicado em 19/09/2023 17:14
Desde o início da Legislatura 2021-2024, os vereadores da Câmara Municipal de Barão de Cocais se reúnem com os moradores das proximidades do bairro São Benedito, e debatem sobre os impactos trazidos pela intensa circulação de veículos que prestam serviços para as mineradoras.
Um dos anseios da comunidade, na tentativa de minimizar a poeira e a poluição, é o asfaltamento da rua Desembargador Moreira dos Santos. O projeto, tão aguardado pela população, foi apresentado em uma reunião realizada na tarde da última sexta-feira (15).
O presidente da Câmara, João Lima, o secretário, Rafael Tcheba e os vereadores Adriano Santos, Fabrício Preto, Figueiredo, Glaução do Trecho e Paulinho da Ong participaram da reunião e debateram sobre ações viáveis para minimizar os impactos que afetam o cotidiano da região.
Os vereadores destacaram que o asfalto é um pedido da comunidade e que a medida pode facilitar a limpeza da via. Durante o encontro, também foi sugerido que o trânsito na Desembargador Moreira dos Santos possa ser alterado para mão única, com o objetivo de reorganizar, otimizar a circulação e trazer mais segurança.
De acordo com os parlamentares é preciso planejar essa reorganização espacial da região, para evitar maiores transtornos em outras áreas da cidade. Para os vereadores, o asfalto aliado ao fluxo em uma direção única, já seria responsável por trazer um avanço para a região.
Os participantes da reunião afirmaram que a empresa que mais transita pela Desembargador Moreira dos Santos é a Vale, no entanto, a empresa não enviou nenhum representante para debater as alterações propostas. Os moradores da região destacaram que o fluxo de ônibus também impacta a rua Três Moinhos e que é preciso propor ações para beneficiar a circulação na via.
O projeto apresentado será discutido pelos membros do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e somente após a deliberação do órgão é que as atividades podem ser iniciadas. A reunião para analisar o retorno do COMPAC, além de debater as próximas etapas do processo de asfaltamento, ficou agendada para a primeira quinzena de outubro.
Também participaram da reunião os representantes das empresas MR Mineração e GSM, o prefeito Décio Geraldo dos Santos, a presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, Marciane Oliveira, e o secretário do Executivo, Domingo dos Santos.
por Assessoria de Comunicação