Problemas relacionados à limpeza urbana são discutidos na Câmara novamente
Moradores das ruas Frederico Ozanan, Três Moinhos e Des. Moreira dos Santos, no São Benedito, relataram que o fluxo de veículos provoca insegurança e ainda é responsável pela sujeira e avarias nas residências
Publicado em 09/08/2023 15:04
A falta de uma limpeza urbana eficaz, em Barão de Cocais, é um tema recorrente nas reuniões promovidas entre os vereadores da Legislatura 2021-2024, com a população cocaiense. Na tarde da última segunda-feira (7), por exemplo, os vereadores receberam os moradores do bairro São Benedito, que relataram os principais problemas causados pelo fluxo intenso dos veículos, que prestam serviço para as empresas mineradoras.
O vice-presidente da Câmara, Tico Santos, e os vereadores Adriano Santos, Fabrício Preto e Paulinho da Ong, representaram o Poder Legislativo durante a reunião e registraram as demandas da população. O aumento de problemas respiratórios, a poeira intensa, rachaduras nas casas e a falta de segurança para motoristas e pedestres foram alguns dos transtornos citados pelos moradores.
Além de destacarem o aumento da poeira, os moradores pontuaram que é preciso aprimorar a lavagem nas ruas do bairro. A população afirmou que se a limpeza não for bem executada, os resíduos viram barro e não há melhora. Ainda segundo os moradores, parte da sujeira é causada pelo acúmulo de sujeira que se desprende dos veículos das empresas durante a circulação pelas ruas.
Os vereadores reforçaram que irão intensificar as ações relacionadas à legislação municipal. Os parlamentares citaram a importância do Projeto de Lei, que obrigava a lavagem das rodas e dos chassis dos carros antes deles entrarem no perímetro urbano, e que foi retirado de pauta pelo Poder Executivo.
De acordo com os parlamentares, a obrigação das empresas é minimizar a sujeira das vias. Os vereadores pediram para que os participantes da reunião enviassem os vídeos feitos por eles, para serem utilizados durante a reunião com as empresas que circulam pelo bairro. Além disso, os vereadores destacaram que irão buscar viabilizar algumas soluções possíveis junto ao Poder Executivo e à Secretaria de Meio Ambiente.
por Assessoria de Comunicação