Mais Saúde com Agente: Câmara Municipal participa de formatura dos cursos técnicos da Saúde
A iniciativa capacitou 30 profissionais da saúde do município, em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE)
Publicado em 19/01/2026 17:14
Na noite da última quinta-feira (15), a Câmara Municipal de Barão de Cocais prestigiou a cerimônia de formatura dos Cursos Técnicos voltados aos profissionais da Saúde. A formação integra o Projeto Mais Saúde com Agente, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e promove a qualificação de agentes que atuam na linha de frente dos serviços de saúde.
O presidente da Câmara, Tico, representou os demais parlamentares da Legislatura 2025-2028 e reafirmou o compromisso do Poder Legislativo com a valorização da formação profissional na área da saúde. “Eu acho que isso aqui, sim, é uma valorização, porque conhecimento ninguém tira de vocês. Então eu quero parabenizar a todos os formandos, porque eu acho que se vocês levarem tudo o que aprenderam aqui no curso, quem ganha com isso é a população e vocês também”, afirmou.
A cerimônia também contou com a presença de alguns familiares, autoridades e servidores municipais. Além da entrega dos certificados de conclusão de curso, foram entregues aos profissionais kits contendo uniformes e equipamentos essenciais para o exercício das atividades técnicas, reforçando o compromisso com a prática profissional qualificada.
No total, 30 profissionais concluíram a formação, sendo 20 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 10 Agentes de Combate às Endemias (ACE). Vale ressaltar que todos eles já atuavam no serviço público municipal e agora recebem a titulação técnica que os habilita formalmente como Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias.
“O curso foi bom porque a gente aprende na prática e, com a teoria, fica muito mais fácil lidar com certas situações que a gente vê no cotidiano. Cada família é diferente e a gente precisa adaptar o nosso jeito, nosso atendimento a cada um deles e essa parte teórica ajudou muito a adquirir novos conhecimentos, em questão de tratamentos dos cidadãos como pessoas individuais”, reforçou a formanda, Cibelle Tavares.
A formação integra uma iniciativa nacional do Ministério da Saúde, em cooperação com a UFRGS e o Conasems, com o objetivo de qualificar profissionais que desempenham papel fundamental no cuidado primário à saúde e na vigilância em saúde, com atividades online e presenciais.
No módulo presencial, as preceptoras foram a coordenadora da Saúde Bucal, Mayara Siqueira, e a enfermeira da Saúde da Família, Audrin Lorentz, responsáveis pelas atividades práticas de acompanhamento e orientação dos estudantes ao longo da formação.
Também participaram da formatura o prefeito, Geraldo Abade das Dores, o vice-prefeito, Bruce Padovani, o secretário de Saúde, Edson Santos e a superintendente em Vigilância em Saúde, Rosileia Valentim.
por Assessoria de Comunicação