Câmara Municipal recebe apresentação do Projeto Segurança Escolar
Elaborado por estudantes do 1º ao 5º ano do Centro Municipal de Educação Nossa Senhora do Rosário, a iniciativa é fruto de um Projeto de Lei criado pelo Poder Legislativo
Publicado em 04/04/2025 16:46 - Atualizado em 04/04/2025 16:59
O Projeto de Lei nº 16/2023, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, e sancionado por meio da Lei Municipal nº 2.086, institui o mês de março como o Mês da Segurança Escolar, em Barão de Cocais. A iniciativa tem como principal objetivo, promover e reforçar a segurança nas instituições de ensino do município, por meio de diferentes ações em parceria com as escolas e a Secretaria Municipal de Educação.
Um dos resultados da proposição foi apresentado na Câmara, na tarde da última quinta-feira (3), pelos estudantes do 1º ao 5º ano, do Centro Municipal de Educação Nossa Senhora do Rosário. O presidente da Câmara, Tico, o vice-presidente, Paulinho da Ong, a secretária, Grazi da Papelaria e os vereadores Adriano Santos, Jader – Zé Gotinha, Rosilene Costa e Sérgio Pena receberam os discentes, os profissionais da escola e os familiares durante a apresentação dos trabalhos.
De acordo com os educadores da escola, o projeto foi desenvolvido com os alunos e alunas, com o objetivo de identificar os problemas relativos à segurança física dentro e fora do ambiente escolar, desenvolver ações para garantir melhorias e promover a segurança de todos.
As crianças desenvolveram diferentes atividades e em todas as apresentações, foram explicados quais os conteúdos utilizados na produção dos cartazes, das placas, dos textos e poemas. Vale destacar que, além de citarem comportamentos e atitudes que devem ser priorizados para garantir a segurança, os estudantes também apresentaram questões relacionadas à infraestrutura, que precisam ser adaptadas para tornar a escola e a cidade ambientes mais seguros.
Os parlamentares demonstraram bastante alegria ao receber as crianças e a apresentação dos projetos. Os vereadores e vereadoras parabenizaram toda a escola e reforçaram que irão fiscalizar e cobrar todas as demandas apresentadas.
Para as crianças, além de discutir e aprender sobre a importância da segurança, a oportunidade de apresentar o trabalho na sede do Poder Legislativo estreitou o diálogo com os parlamentares e aproximou os estudantes do espaço onde são criadas e votadas as leis.
Segundo a direção da escola, foi gratificante trabalhar a segurança escolar e concretizar as ações com a apresentação na Câmara. A interação entre a escola e o poder público mostrou a importância de desenvolver a cidadania desde a infância.
Além dos parlamentares, representantes do Poder Executivo também acompanharam a apresentação. Os vereadores afirmaram que irão promover uma reunião com o Executivo, para criar um cronograma de ações, com o objetivo de reparar os problemas estruturais apresentados pelos estudantes.
por Assessoria