Asfaltamento da rua Desembargador Moreira dos Santos é discutido em reunião
O encontro estreitou o diálogo entre poder público, moradores e representantes das empresas
Publicado em 04/09/2023 16:45
Após a manifestação contra a poluição, promovida pelos moradores de Barão de Cocais, os vereadores da Legislatura 2021-2024, propuseram uma reunião, com o objetivo de estreitar o diálogo entre o poder público, a população e as empresas mineradoras. O encontro, realizado na manhã da última quinta-feira (31), contou com a presença de vereadores, moradores da rua Desembargador Moreira dos Santos, representantes do Poder Executivo, do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e das empresas Vale, MR e GSM Mineração.
O presidente da Câmara, João Lima, o vice-presidente, Tico Santos, o secretário, Rafael Tcheba, e os vereadores Adriano Santos, Fabrício Preto, Glaução do Trecho e Paulinho da Ong reforçaram que a iniciativa possibilita concentrar todas as demandas em uma única ação.
Para os parlamentares é preciso pensar em alternativas para reduzir a circulação de caminhões na região, pois além da Desembargador Moreira dos Santos, outras ruas como a Domingos Maia e a Frederico Ozanan, por exemplo, também estão sendo afetadas pelo fluxo intenso de veículos.
De acordo com os vereadores, o asfaltamento pode ser produtivo, pois é uma demanda da comunidade. Os parlamentares destacaram que, a Desembargador Moreira dos Santos é uma das ruas com o maior conjunto arquitetônico inventariado em Barão de Cocais e que, por isso, a rua precisa de um projeto arquitetônico realmente eficaz e que cumpra as diretrizes de intervenção.
Já os moradores ressaltaram que, um dos maiores anseios da comunidade é o asfaltamento da via, para facilitar a limpeza e melhorar a circulação. A população destacou que não está contra a mineração, porém é preciso um planejamento mais elaborado para que os impactos sejam minimizados.
Os moradores relembraram que na paralisação da rua, em 2021, foi prometido o asfaltamento da rua, ação que não aconteceu ainda. Além da quantidade excessiva de terra, trincas e infiltrações nas casas, a situação enfrentada pelos moradores também é prejudicial à saúde.
Os assuntos debatidos na reunião também serão apresentados e discutidos no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural. O conselho reforçou que o problema relacionado à circulação dos caminhões persiste e que a trepidação está afetando o entorno do Santuário São João Batista.
Durante a reunião, também foram pontuados o prazo para a circulação dos veículos na Via do Minério e a criação de um terminal para a limpeza dos veículos que circulam no perímetro urbano. Os representantes das empresas destacaram que os caminhões são rastreados e que há penalidades quando eles descumprem as rotas. Outra reunião foi agendada para o dia 15 de setembro, para a apresentação do projeto de asfaltamento e outras soluções viáveis para a redução de impacto.
Também participaram da reunião, o prefeito Décio Geraldo dos Santos, o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Lage, o secretário de Fiscalização, Juvenal Caldeira e a presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, Marciane de Souza Oliveira.
por Assessoria de Comunicação