Atuação da Câmara é destacada durante a assinatura do acordo de limpeza urbana do município
Os representantes do Poder Legislativo reforçaram o histórico de reuniões, Audiências Públicas e diálogo constante com a população e com as empresas para reduzir os impactos da mineração em Barão de Cocais.
Publicado em 14/01/2026 15:01 - Atualizado em 14/01/2026 17:18
Na noite da última terça-feira (13), a Câmara Municipal de Barão de Cocais participou da coletiva de imprensa que anunciou o acordo público-privado voltado à limpeza urbana e à conservação do município, uma iniciativa que busca minimizar os impactos causados pelas empresas mineradoras no perímetro urbano.
Durante a coletiva, o presidente da Câmara, Tico, o vice-presidente, Paulinho da ONG, e os vereadores Adriano Santos, Glaução do Trecho e Mário Silveira destacaram que a pauta da limpeza urbana é antiga e recorrente. Além disso, os vereadores reafirmaram a importância de ouvir a população, promover debates e buscar soluções para os problemas enfrentados diariamente, sobretudo aqueles relacionados à poeira, sujeira e aos danos causados pela mineração.
Desde o início da Legislatura 2025–2028, os parlamentares intensificaram reuniões com comunidades, representantes do poder público e das empresas mineradoras, levando as demandas apresentadas pelos moradores de diversos bairros e regiões do município. Essas conversas evidenciaram que a limpeza das vias públicas também é uma das principais reivindicações da população.
A importância do tema resultou, inclusive, na realização de uma Audiência Pública na Câmara Municipal, que reuniu moradores, autoridades e representantes das empresas em um debate transparente sobre os impactos da atividade mineradora e a necessidade de ações mais efetivas para a conservação da cidade.
Durante a coletiva, os vereadores ressaltaram que o acordo firmado representa um avanço significativo, resultado direto do diálogo institucional, pautado na escuta da população em conjunto com a atuação contínua do Poder Legislativo. A parceria entre o poder público e as empresas é vista como um passo importante para garantir uma cidade mais limpa, organizada e com melhor qualidade de vida.
Participação popular na Câmara: acordo de limpeza urbana é resultado do trabalho dos vereadores e vereadoras em parceria com a população cocaiense
Ao longo da coletiva de imprensa, o trabalho desempenhado pela Câmara Municipal e pelos onze vereadores e vereadoras foi destacado pelas autoridades presentes. Os parlamentares ressaltaram que as empresas precisam compreender que é necessário trabalhar de diferentes maneiras para evitar que os resíduos da mineração poluam Barão de Cocais.
Elaborado em parceria com a Associação Comercial de Barão de Cocais (ACIABAC), o acordo público-privado foi assinado pelo Poder Executivo e pelas empresas AVG Mineração, Flapa Engenharia, GSM Mineração, Jaguar Mining, MR Mineração, Vale e Trindade Mineração.
A limpeza no perímetro urbano será realizada pela empresa BC Mining. Segundo a empresa, o acordo assinado possui vigência de um ano e está avaliado em aproximadamente R$ 12 milhões, valor que será dividido entre as empresas. Toda a execução do serviço será fiscalizada pela empresa Lusa Engenharia.
Apesar de não ter sido divulgado o cronograma das ações, com as localidades e ruas beneficiadas, a expectativa é de que a limpeza seja iniciada ainda em janeiro.
A Câmara Municipal reforça que seguirá acompanhando de perto a execução do acordo, fiscalizando as ações e colaborando para que os resultados sejam efetivos, sempre respeitando o interesse público. Além disso, os vereadores e vereadoras continuarão trabalhando na construção de leis, planos e políticas públicas que contribuam para reduzir, de forma permanente, os impactos causados pela mineração em Barão de Cocais.
Também participaram da assinatura do acordo o prefeito Geraldo Abade das Dores, o vice-prefeito Bruce Padovani, o secretário de Meio Ambiente, Leandro Aguiar, a presidente da ACIABAC, Lilita Noronha, além dos representantes da empresa BC Mining e das mineradoras.
por Assessoria de Comunicação